imagem-educacao-BNa área de educação, sua proposta original foi a de acolher e amparar crianças órfãs e necessitadas, experiência concretizada através dos lares substitutos, que tentavam reproduzir, ao máximo, as condições de um lar normal, educando a criança e o jovem dentro de um clima familiar, principalmente nos aspectos afetivo e moral.

Em mais de 40 anos, cerca de 615 crianças e jovens residiram nos lares substitutos, até a emancipação. Posteriormente, a partir de 1987, uma nova filosofia educacional foi implantada, decorrente de uma necessidade de adaptar o trabalho da instituição à realidade social em que está inserida, alterando-se a estrutura de crianças residentes, visando a mantê-las no meio social em que nasceram, com a instituição trabalhando para mudar esse meio de onde procedem.

O médium Divaldo Franco, força vital e nervosa da instituição, presta comovente depoimento no livro Mansão do Caminho, 40 anos – Uma História de Amor na Educação, de autoria de Washington Luiz Nogueira Fernandes, publicado em 1992: “A Mansão do Caminho é a saga de uma grande realização”. Nascida no sentimento do mundo transcendente, desde o instante da percepção mediúnica até a atualidade, toda a sua é uma história de dedicação, sacrifício e amor. Por aqui têm passado corações abnegados e a Mansão do Caminho, em si mesma, é um testemunho de que o amor vige no coração da criatura humana e de que nós, dentro de nossa relatividade, amamos, procurando converter em ações as manifestações que existem em nós, numa demonstração da presença de Deus pulsando em nossos sentimentos. (…)

Agora, quando algumas centenas de jovens encontram o seu lugar ao sol, passando pela nossa Casa e emancipando-se, somente nos cumpre agradecer a Deus por todas as experiências, particularmente por aquelas que nos lapidaram para o exercício do bem e do dever. (…)

“Pelo amor, que gera a educação, tudo é possível, na edificação de uma sociedade justa, mais feliz no futuro, pela qual anelamos desde hoje.”

Atualmente, o Setor de Educação e Cultura abrange as seguintes escolas:

• Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo, com 1012 alunos, convênio estadual;
• Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, com 100 alunos;
• Escola Allan Kardec, com 374 alunos, convênio municipal.

Para atender os alunos da instituição e de escolas da comunidade, foi criada a Biblioteca de Pesquisas Escolares. Ali, os estudantes podem fazer consultas, pesquisas escolares, bem como tomar emprestados os livros para estudos. Além das obras destinadas à educação e à pesquisa, há muitos outros livros de assuntos diversos para momentos de descontração e lazer.

Conheça todas as ações educacionais

Clique nos itens e saiba mais

A creche A Manjedoura, tendo as palavras do Espírito Amélia Rodrigues como inspiração para suas atividades, acolhe, diariamente, às 7 horas, 150 crianças de dois meses a três anos de idade, com carinho e dedicação.

Seu trabalho consiste em alimentá-las cinco vezes ao dia, conforme a idade e a necessidade nutricional individual, banhá-las todas as vezes que se fizerem necessárias, vesti-las com roupinhas asseadas, controlar a nutrição e o estado de saúde física , tendo para tanto, no seu corpo de funcionários, uma pedagoga, uma assistente social, auxiliares de enfermagem, educadoras, nutricionista e duas médicas pediatras, fornecendo o medicamento ministrado na creche e doando-o para levarem para casa, proporcionando-lhes atividades recreativas e pedagógicas, incutindo-lhes noções de educação doméstica, hábitos de urbanidade, coleguismo, higiene pessoal e do ambiente onde permanecem, enfim, dando-lhes conhecimento pessoal e social, e conhecimento de mundo.

Ao mesmo tempo, através de reuniões periódicas e entrevistas pessoais, procura trazer os pais e, principalmente, as mães, para participarem deste trabalho que, se bem assimilado, permanecerá para toda a vida, transformando esses pequeninos seres em cidadãos úteis à sociedade e com possibilidades de crescerem física e moralmente.

Às 17 horas, as crianças são entregues aos responsáveis, levando para casa 05 pães, e, nos fins de semana, um farnel com os gêneros de primeira necessidade, principalmente o leite.

Funcionários e voluntários trabalham com harmonia e felicidade porque sabem que na creche estão construindo um futuro melhor para as crianças. “A Manjedoura” está edificada em dois pavimentos, com berçários, cozinha, lavatório, refeitório, banheiros, lavanderias, sala de recreação, enfermarias, solário (local onde as crianças brincam protegidas para receber a luz do Sol), sala de reunião para os pais, farmácia, sala de costura e toda uma estrutura de apoio, sempre respaldada por uma médica pediatra, uma assistente social e uma educadora.

Um projeto arquitetônico bem cuidado, apesar da simplicidade, reservou o pavimento térreo para o cuidado direto com as crianças e o pavimento superior para os serviços de apoio técnico e administrativo da creche.

É considerada, por quem a conhece e por técnicos que a visitaram, Creche-modelo pela excelência de suas instalações e pelo alto padrão de serviços que oferece.

É uma extensão da Creche, que atende crianças de 3 anos, em uma estrutura de 3 salas com espaços livres arejados entre as mesmas. As 84 crianças atualmente matriculadas recebem, além de fardamento, alimento, atendimento médico e material didático pedagógico, recebem atenção educativa e recreativa compatível com a idade.

Foram inauguradas no dia 23 de maio [de 2011] as aulas do Centro de Arte e Educação Integral Ana Franco.

O Centro de Arte tem como objetivo despertar no adolescente de 12 a 16 anos o interesse pela arte e diversas oficinas que possam integrá-lo na sociedade.

Trabalhamos com o jovem que estuda no curso fundamental da 4ª à 8ª série, nas horas diferentes das do ensino formal. Assim, ajudamos no seu desenvolvimento artístico, emocional, social e cívico.

O Espírito Manoel Philomeno de Miranda afirma, através da psicografia de Divaldo [Pereira Franco], que diante de tantas calamidades que se abatem sobre a Terra atualmente, missionários do amor e da caridade, procedentes de outras esferas, se encontram no nosso planeta a fim de promoverem o bem e alargarem os horizontes da felicidade humana, trabalhando infatigavelmente na reconstrução da sociedade, para tornar esta fase da luta iluminativa mais amena.

É com esse propósito que Divaldo criou as oficinas na Mansão do Caminho com jovens adolescentes, enfatizando arte e esporte.

Essas oficinas comporão o Centro de Arte e Educação Integral Ana Franco.

São elas: Esporte-Projeto Um Salto para o Futuro, Teatro, Dança, Coral e Grupos Vocais, Cerâmica, Pintura, Violão, Flauta doce, Corte e Costura, Cabeleireiro.

O projeto vai transformar o adolescente num ser capaz de construir e modificar sua própria história com uma ação participativa e efetiva, valorizando sua aptidão e sua identidade, sua inter-relação com o outro.

O Centro de Arte e Educação Integral Ana Franco oferece aos adolescentes da Escola Jesus Cristo a oportunidade de desenvolver talentos, muitas vezes adormecidos, despertando o interesse pelas artes, pelo esportes, através das diversas oficinas criadas, às quais serão encaminhados para a necessária aprendizagem.

Após a conclusão do curso, deverão estar bem orientados para preencherem as exigências do mercado de trabalho, disputando uma vaga de emprego ou administrando seu próprio negócio, afastado da ociosidade, fortalecido para vencer os desafios inevitáveis, bem como tornar-se um multiplicador de bons profissionais.

Fundada em março de 1957, a Escola Alvorada Nova, construída dentro dos padrões da moderna metodologia de ensino, promove ações educativas e recreativas, com curso pré-escolar de caráter especial atendendo, desde o ano de 2004, cerca de 150 alunos na faixa etária de 4 a 6 anos. Os alunos permanecem na Mansão do Caminho no período das 07h30 às 17h00, convivendo entre si e participando de atividades complementares ao currículo escolar, recebem gratuitamente da Instituição alimentos, uniformes, material escolar e assistência médica, sendo alfabetizados e encaminhados ao ensino fundamental, na própria Mansão do Caminho.

A Escola Jesus Cristo foi a primeira implantada na instituição. Foi fundada em fevereiro de 1951 para receber os primeiros “filhos” do Centro Espírita Caminho da Redenção, ainda na sede da Rua Barão de Cotegipe, 124, no bairro da Calçada.

Com a transferência da sede do CECR para Pau da Lima, a escola aos poucos foi sendo ampliada, atendendo hoje 1.030 alunos, distribuídos em 30 classes de ensino fundamental, da 1ª à 8ª série.
A missão da escola, segundo sua diretoria, “está além dos seus muros”. Professores e funcionários procuram relacionar-se de forma estreita com os alunos, reconhecendo os bons resultados, motivando os alunos e tendo-os como parceiros na melhoria constante da escola.

Tanto trabalho e empenho também são reconhecidos pela Secretaria da Educação. A Escola Jesus Cristo tem um dos menores índices de violência e evasão escolar, e um dos mais altos índices de acompanhamento, incentivo e disciplina, servindo frequentemente como exemplo para outras escolas da periferia.

Conveniada com o Governo do Estado, a escola tem 35 professores e 27 funcionários. Funciona nos períodos da manhã e da tarde, tendo 8 turmas de 1ª à 4ª série e 6 turmas de 5ª à 8ª série pela manhã, e 9 turmas de 1ª à 4ª série e 6 turmas de 5ª à 8ª série no período verspertino.

Para todas as turmas a escola oferece merenda e para abrigar melhor as crianças e proporcionar um intervalo mais confortável, foi construído um refeitório com capacidade para 1.000 alunos, no pátio da escola.

O Colégio de Ensino Médio, Nilson de Souza Pereira, foi inaugurado no dia 01 de março de 2019, na atualidade atende a 45 jovens e nos anos seguintes este número será acrescentado.

Seu nome foi colocado em honor ao nosso querido Tio Nilson (Nilson de Souza Pereira +), um dos fundadores da nossa instituição.

Este maravilhoso trabalho foi possível graças ao apoio de um dos nossos queridos benfeitores.

A escola atende, gratuitamente, cerca de 540 alunos por ano. Fundada em 1998, a Escola de Informática proporciona à comunidade carente conhecimentos em tecnologia, uma das exigências do atual mercado de trabalho.

São oferecidos os seguintes cursos:

Básico

Aborda os principais tópicos dos programas Windows, Word e Excel, base para iniciação em informática. Tem a duração de 4 meses, com três aulas por semana. São disponibilizadas 180 vagas para esse curso.

Manutenção de Microcomputador

Este curso é oferecido para os alunos que cursaram o básico de informática, os 180 inscritos fazem uma avaliação final, e os 60 melhores colocados ocupam as vagas divididas em duas turmas de 30 alunos. São abordados os temas profissionais de manutenção em microcomputador: conhecimento dos hardwares e instalação dos principais softwares (sistema operacional, dispositivos de drivers e utilitários).

Os cursos são gratuitos, apostilados e as inscrições são abertas duas vezes ao ano. Como o número de inscrições é maior que o número de vagas, os interessados passam por um teste de seleção antes de ingressarem.

Conheça nosso trabalho Social

Clique nos itens e saiba mais
Mansão do Caminho
© 2000-2018 Mansão do Caminho. Todos os direitos Reservados