O Departamento Educacional da Mansão do Caminho acolhe diariamente quase dois mil alunos, que iniciam a sua jornada educacional na Instituição na Creche A Manjedoura, a partir de 4 meses de idade, podendo continuar seus estudos até o ensino médio, no Colégio Nilson de Souza Pereira.
Dessa forma, possibilita um percurso educacional extenso, repleto de oportunidades e lições de cidadania para essas crianças e jovens: a Creche A Manjedoura, o Jardim de Infância Esperança, a Escola Alvorada Nova (pré-escola), a Escola Allan Kardec de Pirajá, a Escola de 1º Grau Jesus Cristo – que inclui o fundamental I e II – e o Colégio Nilson de Souza Pereira, que é centrado no ensino médio.
Ademais, a Instituição disponibiliza aos seus alunos várias atividades extracurriculares. É o compromisso que o Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco assume e desenvolve há anos, no contraturno da Escola de 1º Grau Jesus Cristo, da Escola Allan Kardec de Pirajá e do Colégio Nilson de Souza Pereira, através de cursos artísticos e profissionalizantes, como uma forma de enriquecer os horizontes de expectativas desses jovens, na busca pela vocação profissional.
Os pais e responsáveis que se interessarem por uma vaga em alguma de nossas escolas devem acompanhar os editais de vagas que divulgamos em nosso site e fixamos impressos na portaria da Mansão do Caminho.
Fundada em 15 de agosto de 1983, a Creche A Manjedoura acolhe diariamente 215 crianças de 3 meses a 3 anos de idade, com carinho e dedicação.
Ela está edificada em dois pavimentos, com berçários, cozinha, lavatório, refeitório, banheiros, lavanderias, sala de recreação, enfermarias, solário (local onde as crianças brincam protegidas para receber a luz do sol), sala de reunião para os pais, farmácia, sala de costura e toda uma estrutura de apoio, sempre respaldada por médicas pediatras, assistente social e educadoras.
A Creche A Manjedoura assume as especialidades da educação infantil para a complementação à ação da família, proporciona condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social à criança, e promove a ampliação de suas experiências e conhecimentos, além de estimular seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
Seu trabalho também consiste em alimentar as crianças cinco vezes ao dia, conforme a idade e a necessidade nutricional individual, banhá-las, vesti-las com roupas asseadas e controlar o estado de saúde física, tendo, para tanto, no seu corpo de funcionários pedagogas, uma assistente social, auxiliares de enfermagem, educadoras, nutricionista e médicas pediatras, fornecendo o medicamento ministrado na creche e doando-o para que os pais ou responsáveis levem para casa. Além disso, proporciona às crianças atividades recreativas e pedagógicas, incutindo-lhes noções de educação doméstica, hábitos de urbanidade, coleguismo, higiene pessoal e do ambiente onde permanecem, enfim, dando-lhes conhecimento pessoal e social, bem como conhecimento de mundo.
O seu espaço físico proporciona excelentes condições para que a criança possa usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem, pois é preparado para que ela possa engatinhar, ensaiar os primeiros passos, correr e pular, encontrando também condições para repouso e brincadeiras.
Ao fim do dia, as crianças são entregues aos responsáveis, levando para casa pães e, nos fins de semana, uma cesta com os gêneros alimentícios de primeira necessidade.
Ademais, através de reuniões periódicas e entrevistas pessoais, a diretoria da educação convida periodicamente pais e mães para participarem deste trabalho que, se bem assimilado, permanecerá para toda a vida, transformando esses pequeninos seres em cidadãos contributivos à sociedade.
A Creche A Manjedoura é considerada, por quem a conhece e por técnicos que a visitaram, uma creche-modelo pela excelência de suas instalações e pelo alto padrão de serviços que oferece.
O Jardim de Infância Esperança é uma extensão da Creche A Manjedoura e atende crianças a partir dos 3 anos de idade, provenientes da creche, em uma estrutura de três salas com espaços livres, arborizados, parques e área de recreação, favorecendo o desenvolvimento intelectual e socioafetivo das crianças. As que atualmente estão matriculadas recebem fardamento, alimento, atendimento médico e material didático pedagógico, além de atenção educativa e recreativa compatível com a idade.
Fundada em março de 1957, a Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, construída dentro dos padrões da moderna metodologia de ensino, promove ações educativas e recreativas, com curso pré-escolar de caráter especial, atendendo, desde o ano de 2004, cerca de 175 alunos na faixa etária de 4 a 6 anos. Os alunos permanecem na Mansão do Caminho no período das 7h30 às 17h, convivendo entre si e participando de atividades complementares ao currículo escolar, e recebem gratuitamente da Instituição alimentos, uniformes, material escolar e assistência médica, sendo alfabetizados e encaminhados ao ensino fundamental, na própria Mansão do Caminho.
São objetivos da educação infantil proporcionar à criança a formação indispensável ao desenvolvimento de suas potencialidades, criando condições para a formação pessoal e social, conhecendo o mundo a partir de seu contexto, construindo o despertar da consciência através do pensar e viver a educação numa prática compartilhada.
A Escola Municipal Allan Kardec de Pirajá surgiu da necessidade de atender os alunos oriundos da creche na década de 1960. A escola foi construída pela Prefeitura de Salvador no terreno do CECR, Mansão do Caminho, através de um convênio firmado e publicado no Diário Oficial de 26 setembro de 1964, pois que, apesar de o CECR desejar a construção de uma escola, à época não tinha recursos para tanto.
A inauguração deu-se em 1967, cumprindo o objetivo de sua fundação e recebendo as crianças que eram egressas da creche.
Não havia diretor até o ano de 1974, apenas um responsável legal, que foi um dos itens do acordo de convênio entre as entidades (CECR e Prefeitura). O diretor do convênio era Divaldo Franco.
A escola tem atualmente 350 alunos matriculados, com faixa etária de 4 a 14 anos, na educação infantil I e no ensino fundamental I. As famílias atendidas têm perfil socioeconômico bastante diversificado, e a maior parte dos alunos encontra-se na renda mínima, necessitando do auxílio de programas sociais.
Esta unidade escolar tem ao todo 27 funcionários, entre eles 17 professores, todos graduados, e é supervisionada pela Gerência Regional de Escolas de Pirajá (GRE PIRAJÁ), localizada no Espaço Axé.
A Escola de 1º Grau Jesus Cristo foi a primeira implantada na Instituição, fundada em fevereiro de 1951 para receber os primeiros “filhos sociais” de Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira nos primórdios do Centro Espírita Caminho da Redenção, ainda na sede da Rua Barão de Cotegipe, nº 124, no bairro da Calçada.
Com a transferência da sede do CECR para o bairro de Pau da Lima, a escola aos poucos foi ampliada, atendendo hoje 1.045, distribuídos em 30 classes de ensino fundamental, do 1º ao 9º ano.
A missão da escola, segundo sua diretoria, “está além dos seus muros”. Professores e funcionários procuram relacionar-se de forma estreita com os alunos, reconhecendo os bons resultados, motivando os alunos e tendo-os como parceiros na melhoria constante da escola.
Tanto trabalho e empenho também são reconhecidos pela Secretaria da Educação. A Escola de 1º Grau Jesus Cristo tem um dos menores índices de violência e evasão escolar, e um dos mais altos índices de acompanhamento, incentivo e disciplina, servindo frequentemente como exemplo para outras escolas da periferia.
Conveniada com o Governo do Estado da Bahia, a escola tem 41 professores e 27 outros colaboradores. Funciona nos períodos da manhã e da tarde, tendo oito turmas do 1º ao 5º ano e seis turmas do 6º ao 9º ano no matutino; nove turmas do 1º ao 5º ano e seis turmas do 6º ao 9º ano no vespertino.
Para todas as turmas a escola oferece merenda, e, a fim de abrigar melhor as crianças e proporcionar um intervalo mais confortável, foi construído um refeitório com capacidade para mais de mil alunos no pátio da escola.
Projeto idealizado por Divaldo Pereira Franco, o Colégio Nilson de Souza Pereira foi inaugurado no dia 1º de março de 2019 e conta com a presença de 110 alunos que estudam na Instituição em período integral.
A inclusão do ensino médio na Mansão do Caminho foi um modo de possibilitar que jovens da comunidade tivessem novas oportunidades de acesso a um estudo continuado, com vistas para a formação universitária e profissional.
Durante a concretização desse projeto, Divaldo Franco destacou a figura inolvidável de Nilson de Souza Pereira, autodidata por excelência, responsável pelas exímias edificações, construções hidráulicas e elétricas da Mansão do Caminho, sendo notável educador de crianças e jovens criados nos primórdios da Instituição, e recebendo, pois, uma justa homenagem através da nova escola, que leva seu nome.
Com um corpo docente formado por professores altamente qualificados, o Colégio Nilson de Souza Pereira representa a educação dando um passo significativo nos cenários soteropolitano e baiano, sempre com vistas a um mundo melhor.
Em 2022, dos alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio, 78% foram aprovados em pelo menos uma universidade.
A Biblioteca Joanna de Ângelis tem uma área de aproximadamente 225 m² e é composta por obras raras, livros impressos, periódicos, trabalhos acadêmicos etc., com ampla variedade de temas e áreas do conhecimento, em diversos idiomas, contabilizando cerca de 20 mil exemplares.
É também nesta biblioteca que todas as obras da Editora LEAL são catalogadas.
Desde 2019 a Biblioteca Joanna de Ângelis tem sido disponibilizada para toda a comunidade do CECR (residentes, alunos, colaboradores e voluntários) e interessados em geral, para consultas e pesquisas de todo tipo.
Atualmente, este espaço tem sido profícuo local de convivência, estudo, pesquisa e atividades escolares para os alunos da Mansão do Caminho.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 12h30 às 17h.