Neste bimestre de especiais comemorações, oferecemos aos nossos leitores reflexões acerca do trabalho na seara do Cristo extraídas da rica existência do aniversariante do próximo dia 5 de maio, Divaldo Franco. A ele, a nossa gratidão. Nossa homenagem e reconhecimento inexpressivos em palavras e gestos por suas lições-modelo vividas diariamente ao longo destas quase dez décadas. Embora as nossas limitações para tanto, convidamos os que se debruçam sobre as páginas da nossa dileta Presença Espírita e os que se postam diante da tela eletrônica a lê-la para que confiram os artigos em homenagem à frutífera existência de 98 anos de Divaldo, um pouco da sua singular vivência, através das percepções e análises de Antônio Barrêto Filho, Celeste Carneiro, Leonardo Machado, Maria Anita Rosas Batista e Mário Frigéri.
Na coluna Presença de Tio Nilson, propomos aos leitores um exercício de análise dos frutos que o inseparável companheiro de experiências evolutivas de Divaldo Franco, Nilson de Souza Pereira, ao desencarnar em 21 de novembro de 2013, levou para a Pátria espiritual como legado de uma vida referta de amor, trabalho e dedicação a Jesus, ao servir e amar o próximo.
Além disso, temos o irmão Adilton Pugliese, que nos oferece uma curiosa análise de como o Espiritismo surge a partir de “um conto da carochinha”; o articulista Ailton Barcelos, que nos chama a atenção para o processo de obsessão coletiva; e o estudioso Alessandro Viana de Paula, que, em sua didática análise da Revista espírita de Allan Kardec, destaca importantes temas abordados pelo codificador nas edições de janeiro e fevereiro de 1860, mostrando, logo na primeira edição do ano, a situação do Espiritismo naquele momento histórico e tecendo considerações sobre a abordagem acerca do magnetismo, enquanto na edição seguinte debate os artigos sobre Espíritos glóbulos, médiuns especiais e muitos outros, para o esclarecimento do espírita de todas as épocas.
O Centro Espírita Caminho da Redenção, por meio de sua editora, a LEAL, tem o compromisso de difundir a Doutrina Espírita e tornar o conhecimento acessível a todos. Por isso, estamos oferecendo às Casas Espíritas a oportunidade de adquirir exemplares da Revista Presença Espírita pelo preço de custo, cobrindo apenas os valores de impressão.
Essa iniciativa visa fortalecer o estudo, a reflexão e a divulgação dos princípios espíritas, permitindo que mais pessoas tenham acesso a conteúdos edificantes e esclarecedores. Se sua Casa Espírita deseja participar dessa ação, entre em contato e garanta seu desconto especial.
Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira fundaram a Mansão do Caminho, obra de amor e de fraternidade, no dia 15 de agosto de 1952, na cidade do Salvador.
Sob as luzes e as bênçãos da nobre mentora espiritual Joanna de Ângelis, a Mansão do Caminho floresceu, contribuindo com o aprimoramento intelectual, moral e espiritual de milhares de crianças que receberam desta Colmeia de amor a oportunidade ímpar de uma existência digna e feliz.
A instituição atende, gratuitamente, cerca de 2.000 crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos carentes. Para os alunos das escolas, crianças da Creche A Manjedoura, albergados da Caravana Auta de Souza e funcionários, a Mansão do Caminho fornece cerca de 5 mil refeições.