A Mansão do Caminho, construída numa área de 78 mil metros quadrados e com 44 edificações, está envolvida pelo verde profundo da mata nativa e pelo colorido festivo dos seus jardins.
Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira, mais conhecido como Tio Nilson, fundaram esta obra de amor e fraternidade no dia 15 de agosto de 1952, na cidade do Salvador, na Bahia.
O primeiro prédio da Mansão do Caminho – nome dado em homenagem à Casa do Caminho, criada pelos primeiros cristãos – situava-se na rua Barão de Cotegipe, nº 124, no bairro da Calçada, em Salvador. Todavia, no ano de 1955 foi adquirido o terreno onde hoje se situa a Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima.
Começava a nascer, então, o que viria a ser a experiência dos lares-famílias, reprogramando o ambiente familiar com sábias orientações morais, cristãs e espíritas, envolvido pela ternura fraternal dos tios e das tias, sempre sob a orientação de Divaldo Franco e de Tio Nilson. Assim, sob as luzes e as bênçãos da nobre mentora espiritual Joanna de Ângelis, esses lares floresceram, contribuindo com o aprimoramento intelectual, moral e espiritual de centenas de crianças que receberam desta colmeia de amor a oportunidade ímpar de uma existência digna e feliz.
Nos dias atuais, a Mansão do Caminho recebe diariamente mais de 5 mil pessoas, que buscam auxílio material, educacional e espiritual. No departamento educacional, acolhe quase dois mil alunos, que iniciam a sua história de vida na Creche A Manjedoura, passando pelo Jardim de Infância Esperança, pela Escola Alvorada Nova, seguindo pelas Escolas Jesus Cristo e Allan Kardec, no ensino fundamental, e prosseguem com seus estudos até o ensino médio, no Colégio Nilson de Souza Pereira.
No departamento de assistência social, a Caravana Auta de Souza realiza atividades socorristas diárias, oferecendo auxílio a mais de 500 pessoas em estado de vulnerabilidade social, com patologias graves, idosos e gestantes. Por meio do Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco, a Mansão do Caminho desenvolve atividades extraescolares, com cursos artísticos e profissionalizantes para os alunos matriculados. A Casa ainda oferece assistências através do Projeto Encontros de Cidadania da Melhor Idade, o Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
No que se refere à saúde integral, o Centro de Saúde Dr. José Carneiro de Campos, que leva o nome de nobre instrutor espiritual, é hoje uma unidade mista com várias especialidades e laboratório de análises clínicas, prestando serviços de qualidade profissional inquestionável.