CENTRO ESPÍRITA

Departamento de Infância e Juventude

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NIZE MOACYR

A evangelização infantil Nize Moacyr foi criada no ano de 1949, funcionando aos domingos, das 9h às 11h, na sede da Calçada.

O nome foi dado em homenagem a Nize, uma jovem que, apesar da desencarnação precoce, desde cedo já atuava como evangelizadora na Instituição.

No começo, as crianças eram matriculadas a partir dos 5 anos. Porém, com o tempo foram recebidos os filhos de trabalhadores da Casa um ano mais jovens.

Para a coordenação deste trabalho foi designada a colaboradora Solange Moacyr, que também atuava na época como evangelizadora.

No ano de 1977, numa noite de sábado, tiveram início os trabalhos da evangelização infantil na Mansão do Caminho, que passou a ter dois dias de atividades de evangelização, com as evangelizadoras Tânia Menezes e Maria Luiza Peixinho.  A dinâmica aos sábados era diferente, tendo em vista que ocorria no horário da reunião doutrinária, das 20h às 21h. Na época, existia apenas uma turma, de 7 a 12 anos.

No ano de 1986, houve uma expansão da evangelização na Mansão do Caminho, na qual algumas evangelizadoras que atuavam no Centro Espírita Caminho da Redenção, na Calçada, dispuseram-se a colaborar para a ampliação desse trabalho, possibilitando mais turmas dos 5 aos 12 anos.

A evangelização infantil na Mansão do Caminho nos sábados à noite funcionou até o ano de 1993, pois que a partir de 1994 todas as atividades foram transferidas da Calçada para Pau da Lima, e ela passou a ser apenas nas manhãs de domingo, das 9h às 10h, como permanece até hoje.

Em 2004, a evangelização infantil ampliou mais uma vez suas atividades, passando a receber crianças a partir dos três anos, funcionando por meio de cinco grupos, juntando crianças de duas idades diferentes em cada grupo, seguindo as orientações do Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita Brasileira.

Os pais e responsáveis interessados em ingressar seus filhos em nossa evangelização infantil deverão comparecer ao Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho) aos domingos, às 9h, quando ocorrem as atividades, e procurar a coordenadora Tânia Menezes para entrevista e direcionamentos.

JENA

A Juventude Espírita Nina Arueira (JENA), antiga União da Mocidade Espírita Nina Arueira, teve seu início no dia 28 de janeiro de 1951.

Simbolicamente, na dinâmica das sociedades humanas, a presença do jovem nas atividades e nas instituições significa energia, inovação, criatividade, entusiasmo, sequência. Esses ingredientes fazem parte da JENA desde a sua origem, mais especificamente pela escolha do nome Nina Arueira, que foi uma menina-gênio nascida em Campos, Rio de Janeiro, no início do século passado e destacou-se por causa das intensas atividades intelectuais e sociais em sua cidade, ultrapassadas apenas pelo ícone espiritual que se tornou, desencarnando jovem, aos 19 anos.

A história da JENA se confunde não só com a vida dos seus fundadores, mas, de certo modo, com a de todos que, por mais ou menos tempo, nela estiveram, beneficiando-a com os seus talentos e sendo por ela beneficiados ao receberem o suporte espiritual e moral proporcionado pela Doutrina Espírita.

A partir de janeiro de 1994, todas as atividades do CECR passaram a ser realizadas no bairro do Pau da Lima, onde já funcionava a Mansão do Caminho e outras atividades educacionais e assistenciais. Também a JENA deu continuidade às suas tarefas nas novas instalações, o que proporcionou algumas mudanças relativas à adaptação espacial e funcional.

Com o incremento no labor espiritual, o Grupo de Ação Comunitária, que já estava em funcionamento desde 1972, fundado por André Luiz Peixinho e Edilton Costa (atual coordenador do grupo), passou a chamar-se Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos (GACLB), em homenagem à voluntária homônima da Mansão do Caminho, grande colaboradora do grupo, e em 2005 foi iniciada a Evangelização Espírita Especial, para contemplar os internos do Lar VIDA, instituição que ajuda pessoas com os mais variados tipos de deficiências, principalmente crianças e jovens.

Os(as) interessados(as) em participar da JENA e que tiverem entre 13 e 25 anos devem comparecer ao Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho), no dia de domingo, às 9h, quando ocorrem as atividades, e procurar o coordenador Antonio Kleber, que irá conduzi-los(as) aos próximos passos.

GRUPO DE PAIS AMÉLIA RODRIGUES

O Grupo de Pais Amélia Rodrigues teve o seu início em 1977, para os pais que levavam seus filhos para a evangelização infantil e, após a atividade inicial conjunta, permaneciam no salão.

Com a aprovação da direção da Instituição, o grupo passou a funcionar oficialmente, com o intuito de ajudar os indivíduos, através do estudo de temas alusivos à problemática familiar e às relações sociais, na busca pelo autoconhecimento, bem como a valorizarem a relação com os outros, suas diferenças, e a “amarem o próximo como a si mesmos”, conforme ensinou Jesus.

A partir do ano 2000, com o apoio de Federação Espírita do Estado da Bahia, o grupo passou a realizar visitas a outras casas espíritas com o objetivo de divulgar e fornecer subsídios para a implantação de grupos de pais em instituições em que exista a evangelização infantojuvenil.

Ao longo dos anos de atividades, esse grupo realizou diversos seminários com variados temas e participou de congressos espíritas:

• I Seminário sobre Grupo de Pais (1997). Tema: Educar-se para educar.
• II Seminário sobre Grupo de Pais (1998). Tema: O melhor é viver em família.
• III Seminário sobre Grupo de Pais (1999). Tema: O melhor é viver a paz em família.
• IV Seminário sobre Grupo de Pais (2000). Tema: A família no terceiro milênio.
• V Seminário sobre Grupo de Pais (2001). Tema: Eu, minha família e a sociedade.
• XI Congresso Espírita da Bahia (2002). Temas: Amor, casamento e separação; Espiritualização na família; Família e drogas; Casamento – laboratório de crescimento do ser; Evangelização infantojuvenil: base para a formação do cidadão.

Atualmente o grupo funciona todos os domingos, das 9h às 10h30, no Cenáculo do CECR. Os(as) interessados(as) devem endereçar-se ao Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho), aos domingos, às 8h30, quando ocorrem as atividades, e procurar a coordenadora Ivana Mendes.

Em caso de dúvidas, procurar Tânia Menezes, coordenadora do departamento.

Juntos vamos mais longe

Instituições parceiras da Mansão