Em junho de 2011, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres do país, o Governo Federal criou a Rede Cegonha, que oferece assistência ao planejamento familiar, procedimentos de pré-natal, parto e atendimento pós-parto (puerpério) até os dois primeiros anos de vida da criança, tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em agosto do mesmo ano, através de contrato firmado com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, foi criado pela Mansão do Caminho o primeiro Centro de Parto Natural da Rede Cegonha.
Ao longo de seus 12 anos de atividade, o centro realizou cerca de 7 mil partos (uma média de 48 partos por mês) e mais de 500 mil procedimentos ambulatoriais, em média 41 mil procedimentos por ano.
Apesar dos investimentos em infraestrutura e comunicação realizados pela instituição, a demanda pela unidade obstétrica não foi, em nenhum dos anos, suficiente para atingir as metas do plano de trabalho contratualizado com o Governo do Estado. Para se ter uma ideia, em seus primeiros meses foram realizados apenas 75 partos, o que representou 9% da meta da unidade, que é de 840 partos anuais. Em seu segundo ano a taxa de atingimento de meta de produtividade de partos foi de 45,71% e em 2022 foram realizados apenas 48,57% dos partos esperados pelo governo.
Além da reduzida procura por este serviço, a unidade apresenta significativos desafios orçamentários para a Mansão do Caminho. Apenas nos últimos 3 anos, o CPN gerou um déficit de 10 milhões para as contas da instituição filantrópica, além da previsão de déficit de 5 milhões em 2023. A obra social, que presta assistência diária a mais de 5 mil pessoas em outras áreas, está apreensiva em relação à sua sustentabilidade financeira, caso insista em manter o serviço em suas instalações.
Desse modo, após reunião entre a SESAB e o diretor-presidente da Mansão do Caminho, definiuse que os partos, anteriormente realizados na Mansão do Caminho, serão absorvidos e ampliados pela Maternidade e Centro de Parto Natural do Albert Sabin, situado no bairro de Cajazeiras, com apenas 8 km de distância entre eles. No entanto, a Mansão do Caminho continuará oferecendo serviços de pré-natal à comunidade e atividades educativas relativas à saúde materno-infantil.
Em fevereiro de 2023, a Maternidade Albert Sabin passou por uma ampliação histórica, adicionando 82 leitos, e ganhou um Centro de Parto Normal (CPN), implementando uma nova e moderna Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Essas melhorias garantem mais segurança e tranquilidade às parturientes, proporcionando um ambiente acolhedor e especializado para o nascimento de nossas crianças.
Nas outras áreas em que atua, como saúde, educação e assistência social, a instituição continuará suas atividades sem prejuízo. A Mansão do Caminho reafirma seu compromisso social com a comunidade, buscando sempre contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento integral da população de Salvador.