A Mansão do Caminho, construída numa área de 78 mil metros quadrados e com 44 edificações, está envolvida pelo verde profundo da mata nativa e pelo colorido festivo dos seus jardins.
Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira, mais conhecido como Tio Nilson, fundaram esta obra de amor e fraternidade no dia 15 de agosto de 1952, na cidade do Salvador, na Bahia.
O primeiro prédio da Mansão do Caminho – nome dado em homenagem à Casa do Caminho, criada pelos primeiros cristãos – situava-se na rua Barão de Cotegipe, nº 124, no bairro da Calçada, em Salvador. Todavia, no ano de 1955 foi adquirido o terreno onde hoje se situa a Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima.
Começava a nascer, então, o que viria a ser a experiência dos lares-famílias, reprogramando o ambiente familiar com sábias orientações morais, cristãs e espíritas, envolvido pela ternura fraternal dos tios e das tias, sempre sob a orientação de Divaldo Franco e de Tio Nilson. Assim, sob as luzes e as bênçãos da nobre mentora espiritual Joanna de Ângelis, esses lares floresceram, contribuindo com o aprimoramento intelectual, moral e espiritual de centenas de crianças que receberam desta colmeia de amor a oportunidade ímpar de uma existência digna e feliz.
Nos dias atuais, a Mansão do Caminho recebe diariamente mais de 5 mil pessoas, que buscam auxílio material, educacional e espiritual. No departamento educacional, acolhe quase dois mil alunos, que iniciam a sua história de vida na Creche A Manjedoura, passando pelo Jardim de Infância Esperança, pela Escola Alvorada Nova, seguindo pelas Escolas Jesus Cristo e Allan Kardec, no ensino fundamental, e prosseguem com seus estudos até o ensino médio, no Colégio Nilson de Souza Pereira.
No departamento de assistência social, a Caravana Auta de Souza realiza atividades socorristas diárias, oferecendo auxílio a mais de 500 pessoas em estado de vulnerabilidade social, com patologias graves, idosos e gestantes. Por meio do Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco, a Mansão do Caminho desenvolve atividades extraescolares, com cursos artísticos e profissionalizantes para os alunos matriculados. A Casa ainda oferece assistências através do Projeto Encontros de Cidadania da Melhor Idade, o Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
No que se refere à saúde integral, o Centro de Saúde Dr. José Carneiro de Campos, que leva o nome de nobre instrutor espiritual, é hoje uma unidade mista com várias especialidades e laboratório de análises clínicas, prestando serviços de qualidade profissional inquestionável.
A missão do CECR é contribuir para o progresso universal, em todos os sentidos e para todas as criaturas, por meio da ação transformadora do Serviço, respeitando os direitos humanos e formando pessoas comprometidas com a construção de um mundo mais justo e fraterno.
O CECR Coloca-se, de forma espontânea e autônoma, como parceiro do Poder Público no esforço comum de promover o progresso social e como fonte de inspiração para outras parcerias identificadas com as ações que desenvolve.
Apresenta-se em duas vertentes que interagem e se potencializam: estudo e difusão da Doutrina Espírita e prática da caridade, atenta aos princípios codificados por Allan Kardec, na revivescência do Evangelho de Jesus.
VIDA – como direito fundamental do ser humano – considerada a partir da concepção fetal até o fenômeno morte – que, em momento algum, deve ser colocada em risco.
CARIDADE – como amor em ação, desdobrando-se em acolhimento e serviços, disponível a todos, pois que ninguém pode ser realmente feliz enquanto houver infelizes à sua volta.
FRATERNIDADE – que identifica toda a humanidade como única comunidade e, por conseguinte, todos os homens como irmãos, independente de raça, sexo, costume, religião, nacionalidade, idioma ou classe social. É a base da solidariedade universal.
LIBERDADE – que respeita o direito do pensamento e de expressão, base para a democracia, a ordem, o progresso, a convivência pacífica e o respeito entre as criaturas humanas.
RECIPROCIDADE – que estabelece para a criatura humana consciente o entendimento de que para cada direito há um dever correspondente.
FAMÍLIA – como célula básica da sociedade a ser promovida e preservada em seus fundamentos, bem como apoiada e assistida a fim de mantê-la saudável e apta ao cumprimento de sua missão.
AUTOTRANSCENDÊNCIA – que enseja a percepção de que todos os seres humanos e sencientes são criaturas de Deus, com a missão de promover transformações positivas em si mesmos e no meio que os cerca, descortinando caminhos para a saúde e a alegria de viver.
CONSCIÊNCIA – que identifica cada pessoa como responsável por suas ações, que a faz feliz ou desventurada, conforme sejam boas ou más.
Além dos trabalhos de amparo espiritual, a Mansão do Caminho garante assistência material para milhares de pessoas.